A proposta desta obra nasce da necessidade que se impôs a nós de uma escuta social, como ensina Pêcheux, ainda sob o pseudônimo de Thomas Hebert (1996), voltada para a sala de aula, nos diferentes níveis de ensino. Propomos, pois, um livro que seja composto por entrevistas realizadas com professoras-pesquisadoras do campo das ciências da linguagem que, ao trabalharem em uma perspectiva discursiva da História das Ideias Linguísticas (FERREIRA, 2018), se voltem para a reflexão da práxis docente na educação linguística. Entendemos que a prática de entrevistas no campo das ciências da linguagem pode ser um instrumento potente para a constituição, reflexão e circulação do saber científico. Este Encontros com professoras-pesquisadoras reúne 13 entrevistadas que se lançaram à reflexão de um conjunto de seis perguntas. Assim, Águeda Borges, Amanda Scherer, Ana Maria Di Renzo, Andrea Rodrigues, Claudia Pfeiffer, Eni Orlandi, Fabiele De Nardi, Freda Indursky, Maraísa Lopes, Rívia Fonseca, Solange Gallo, Vanise Medeiros e Verli Petri são as professoras-pesquisadoras que nos brindam com questões e inquietações advindas de seus respectivos percursos na Análise de Discurso e/ou na História das Ideias Linguísticas.